O enfermeiro é aquele profissional que auxilia os médicos e cuida dos pacientes não é segredo para ninguém. Mas como será o dia-a-dia deste profissional? Quais as áreas em que ele pode atuar?
O enfermeiro é aquele profissional que auxilia os médicos e cuida dos pacientes. Para conhecer um pouco mais sobre a rotina de um enfermeiro, vamos falar sobre os diferentes profissionais da Enfermagem e as áreas em que eles podem atuar.
Diferenças entre os profissionais de Enfermagem
Em clínicas, hospitais e outras instituições de saúde, o trabalho de Enfermagem é realizado por Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares. Estes três profissionais possuem responsabilidades e formações distintas. Vamos entender as diferenças entre eles:
O Auxiliar de Enfermagem precisa fazer um curso de curta duração (de um ano, em média), no qual aprende sobre os cuidados básicos de higiene, alimentação e conforto ao paciente. Ele pode executar alguns procedimentos básicos, de baixo grau de complexidade e em pacientes sem gravidade, como: dar vacinas, aplicar injeções na veia e no músculo, administrar remédios e fazer curativos simples. Suas atividades devem sempre ser supervisionadas por técnicos ou enfermeiros.
O Técnico em Enfermagem tem uma formação de nível médio e estuda por cerca de dois anos para obter o diploma. Este profissional presta assistência a pacientes de média e alta complexidade, deve seguir as orientações dos enfermeiros e pode realizar atividades como: preparar a medicação e calcular a dosagem, esterilizar utensílios para cirurgias, coletar material para exames e preparar o paciente para exames ou cirurgias.
O Enfermeiro é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares. Ele está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade. O enfermeiro precisa ter o diploma de um curso de graduação em Enfermagem com duração mínima de 4 anos e pode trabalhar tanto com assistência a pacientes quanto assumir cargos administrativos.
O trabalho de um enfermeiro se baseia em cuidar das pessoas. Ele presta assistência ao paciente (aplicando injeções, fazendo curativos, etc.) garantindo seu conforto e bem-estar durante o tratamento de doenças e internação hospitalar.