Infectologia ou infecciologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais.
Infectologia ou infecciologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais.
A infectologia é um ramo da medicina interna que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento do paciente de qualquer idade portador de doenças infecciosas agudas como também crônicas.
Os médicos infectologistas são responsáveis pelo tratamento de pacientes com doenças infecciosas produzidas por qualquer microrganismo, sejam por vírus, bactérias, parasitas, fungos ou infecções simultâneas por dois ou mais tipos de agentes. Além dos exames clínicos e estudos complementares, o infectologista está apto a realizar amostras para estudos de cultivo e os procedimentos de laboratório que permitam o isolamento e a identificação dos diversos microrganismos.
O infectologista atua quando se trata de doenças infecciosas graves em pessoas com doenças crônicas, com idade avançada ou então com condições simultâneas que aumentem o risco de sofrer essas complicações, assim como no desenvolvimento de infecções nosocomiais que são processos infecciosos graves e de difícil tratamento adquiridos por pacientes durante sua hospitalização por outras causas.
O medico infectologista também é responsável pelo tratamento de doenças infecciosas crônicas como AIDS, infecção por HIV, tuberculose, infecções disseminadas, por agentes resistentes aos antibióticos, infecções de próteses ou elementos estranhos invasores no organismo, como também em infecções de pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia.
Quando Procurar um Infectologista
HIV/AIDS
O acompanhamento de pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), também é de responsabilidade do médico infectologista.
Hepatites Virais
As hepatites virais, notadamente as causadas pelos vírus A, B e C, sendo doenças infecciosas, também constituem um dos principais campos de atuação do infectologista.
Febre
O infectologista é, sem dúvida, o especialista com maior familiaridade na investigação e diagnóstico das doenças febris. Estudos apontam que a grande maioria dos pacientes que apresenta febre como principal sintoma tem uma doença infecciosa subjacente. Febre também pode ocorrer no curso de outras doenças, notadamente as reumatológicas e neoplásicas (câncer).