A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.
Ultrassom com doppler
O Ultrassom com doppler é um exame que permite a visualização, em tempo real, de estruturas internas do nosso organismo e do fluxo sanguíneo que circula no local analisado. Com este exame é possível o diagnóstico de estreitamentos ou entupimentos nas artérias, aneurismas e AVC.
Ultrassom Morfológico
O Ultrassom Morfológico é a Ultrassonografia mais detalhada, que permite a visualização dos órgãos e estruturas internas do bebê, o que possibilita a verificação do crescimento e da formação dos órgãos e sistemas dos organismos da criança. Este exame também permite verificar a localização da placenta e se ela está bloqueando a entrada do colo do útero, o que pode indicar a necessidade de uma cesariana.
Recomendações: é recomendado que este exame seja feito durante o segundo trimestre de gestação, para verificar se o bebê está se formando normalmente. Durante este período também se faz a Ultrassom de translucência nucal.
Ultrassom Obstétrico
O Ultrassom Obstétrico é um Ultrassom simples utilizado para a visualização do feto durante o início da gestação. Este ultrassom é necessário para, já no início da gravidez, descarta um possível aborto espontâneo, determinar se há outra criança na barriga da mãe determinar a idade gestacional e outros diagnósticos. Servindo para o obstetra como um indicador de que a gestação irá ocorrer normalmente ou se haverão problemas.
Este exame também pode ser feito com Doppler, sendo utilizado nas ultimas semanas da gestação para verificar a circulação sanguínea do bebê.
Recomendações: No caso do Ultrassom Obstétrica comum, é recomendado que este exame seja feito no primeiro trimestre da gravidez. Após este período se recomenda fazer a Ultrassom de translucência nucal, a ultrassom morfológica e a ultrassom com doppler obstétrica.