Dicas e Novidades
Fique por dentro de tudo o que acontece na clínica e confira as novidades que temos pra você
Ansiedade é benéfica até que
Você sabia que a ansiedade é uma resposta natural e normal a ameaças em potencial? É ela que coloca o seu corpo em estado de atenção elevado e quando sentida corretamente, a ansiedade é benéfica podendo mantê-lo fora de perigo.
Isso tudo é natural até que a ansiedade comece sempre a envolver uma sensação de medo, temor ou apreensão mesmo sem perigo real.
É fato que o mundo está ansioso e as pessoas estão tão acostumadas a sentimentos de ansiedade que não percebem que isto é um problema e sofrem muitas vezes em silêncio.
Estima-se que apenas um terço das pessoas com transtorno de ansiedade recebam tratamento. Estes números são alarmantes visto que à medida que os sentimentos de ansiedade se intensificam, isso pode levar a isolamento social, síndrome do pânico, fobias específicas, transtorno de estresse pós traumático, transtorno obsessivo compulsivo, depressão, dentre outros. Alguns sintomas como tremores, falta de ar, nó na garganta, insônia, irritabilidade, taquicardia, cansaço são alguns sinais de que a ansiedade está acima do nível normal. E este deve ser o momento de procurar ajuda profissional. Podemos também nos ajudar seguindo algumas dicas:
⦁ Consumir alimentos que contenham triptofano (auxiliam regulando o humor)como castanhas, peixe, queijos, banana, ervilha, amendoim.
⦁ Praticar exercício físico
⦁ Priorizar o sono (ambiente escuro e sem celular)
⦁ Monitore seus pensamentos
⦁ Viva no presente
⦁ Encontre seu propósito
⦁ Faça terapia e aprenda a ter inteligência emocional.
2- Impulsividade ou TDHA?
Uma das principais dificuldades dos pais é identificar se os filhos são portadores de TDHA ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou se estão apresentando como sintoma a impulsividade que é uma característica de um indivíduo que age sem refletir.
É necessário avaliar com os pais a forma como eles estão intervindo na educação das crianças e como está o desenvolvimento emocional do filho. É preciso verificar porque os pais não estão conseguindo ser assertivos.
Verificado e ajustados esses pontos, ocorre que algumas crianças continuam apresentando naturalmente uma dificuldade de autocontrole.
Então, quanto mais cedo for esclarecido e compreendido o quadro, melhor é para a criança e para seus pais, já que a compreensão do que está acontecendo reduz o desgaste das relações e os prejuízos, que na maioria das vezes, afetam a autoestima da criança.
A impulsividade é um dos sintomas presentes do TDHA, embora nem toda criança que apresente impulsividade seja portadora de TDHA. A impulsividade pode ser uma característica da personalidade do indivíduo ou resultado de outros quadros emocionais.
Por isso é preciso uma avaliação profissional.
A intervenção psicológica e o autoconhecimento ajudam a criança a desenvolver melhores condições para se conter, se organizar e se reorientar antes de agir.
Dúvidas quanto ao comportamento do seu filho?
Conte comigo, aqui na Clínica Lagumed
Izabel Villa
Psicóloga e Coach
CRP 10.437