Dicas e Novidades
Fique por dentro de tudo o que acontece na clínica e confira as novidades que temos pra você
Quando encaminhar um paciente para fonoaudiologia?
O fonoaudiólogo é o profissional da saúde especializado no diagnóstico e no tratamento de crianças e adultos que apresentam problemas na comunicação oral e escrita.
Esses problemas podem ser:
⦁ Dificuldades na produção dos sons da fala.
⦁ Problemas de voz.
⦁ Problemas nas funções orais como mastigação, respiração, deglutição.
⦁ Distúrbios na linguagem oral.
⦁ Dificuldades em leitura e escrita.
⦁ Gagueira ou dificuldades no ritmo da fala.
⦁ Terapia fonoaudiológica em ronco e apnéia
⦁ Terapia fonoaudiológica em seqüelas de A.V.C. (afasia)
⦁ Pré e Pós- operatório de Fissuras Lábio-Palatinas
⦁ Problemas de audição
⦁ Assistência fonoaudiológica no pré e pós-operatório de cirurgia de pescoço e cabeça
⦁ Realização de exames como Audiometria Tonal e Logoaudiometria
Toda vez que houver qualquer dúvida sobre o desenvolvimento da linguagem oral ou escrita, suspeita de dificuldades auditivas, dificuldades nas funções orais, qualquer tipo de disfluência, se faz necessário um encaminhamento para uma avaliação fonoaudiológica:
⦁ Na presença de deficiência auditiva, motora e mental que trazem alterações no desempenho global e comunicativo, a avaliação e o tratamento precoce são fundamentais.
⦁ Os pais devem observar nos seus bebês, se são muito quietos e não se assustam com barulho, se apresentam atrasos no desenvolvimento global e se tem dificuldades motoras, pois são crianças de risco.
⦁ Nas crianças devem observar, se estão demorando em falar, se falam com trocas e se não compreendem os comandos do dia a dia, se apresentam alterações na fluência da fala, alterações na voz. Lembrando sempre que a linguagem oral bem desenvolvida é fundamental para a aquisição da leitura e escrita.
⦁ Na aprendizagem escolar os sinais são dificuldades motoras da escrita, trocas de letras, omissões, dificuldades na leitura e na elaboração de textos, dificuldades na aquisição da leitura e escrita. Nessa fase, além dos pais, os professores tem uma responsabilidade muito grande na percepção e encaminhamento das crianças.
⦁ Dentro da motricidade orofacial há indicação para respiradores orais, pessoas com alterações dentárias, mastigação ineficiente, deglutição alterada, dificuldades na alimentação.
⦁ Perda de voz pode ser indício de Disfonias que podem ser tratadas
⦁ No adulto com seqüelas de A.V.C., quanto mais rápido for encaminhado à Terapia melhores serão os resultados.
Os problemas fonoaudiológicos atingem diversas faixas etárias e com certeza, quanto mais precocemente trabalhados, melhor prognóstico terão.